Menu fechado

Sites responsivos, sua empresa precisa de um?

Já se deparou com a terrível experiência de acessar um site através do Smartphone e não conseguir ler o texto de tão pequenininho que é? Hum, apostamos que sim, veja a diferença:

Nada mais desagradável do que procurar uma informação, produto ou serviço e ficar rolando e aumentando o zoom na tela do celular para encontrar o que deseja ou simplesmente realizar sua leitura. E aquelas imagens pequenininhas então? Para que estão lá se nem conseguimos entende-las?

Pois bem, isso é um site NÃO responsivo! Agora se você ficou frustrado com a experiência em navegar em um site assim, imagine seu cliente, será que ele continuará no seu site e voltará algum dia?

É inegável que os Smartphones invadiram o planeta e as vendas crescem exponencialmente, superando inclusive o número de habitantes do planeta. O desafio hoje é entregar uma experiência agradável na usabilidade dos sites e atender aos diversos dispositivos que acessam os mesmos, como Computadores, Tablets, TVs e Smartphones. Existem algumas técnicas possíveis para conseguir isso, mas vamos as duas principais: Site Mobile e Site Responsivo.

Em resumo o Site mobile é um site a parte, feito só para celulares. Sua técnica consiste em redirecionar o endereço do site, por exemplo:

site.com.br para m.site.com.br

Apesar de ser uma boa opção, é muito mais complexo a manutenção e mantença de um projeto mobile, além das dificuldades em indexar adequadamente o site nos mecanismos de busca, como o Google.

O próprio Google recomenda o uso do site responsivo, inclusive você pode acessar este link para tirar algumas dúvidas em boas práticas de desenvolvimento.

O site responsivo é uma técnica em que a estrutura e endereço do site são únicos (diferente do site mobile). A dimensão da tela utilizada pelo usuário é detectada através de uma codificação CSS, que indica quais regras devem formatar a página e seus elementos, assim podendo redimensionar estes intens.  Desta forma o Google, Bing, Yahoo!, entre outros buscadores, indexam o mesmo conteúdo, evitando erros de redirecionamento através da técnica Site Mobile e indexar 2 conteúdos.

Esta é a mágica de um site responsivo! Adequar o mesmo conteúdo do site a qualquer dispositivo ou tela, melhorar a experiência do usuário e seu posicionamento nos resultados das buscas!

Mas e aí? Seu site já atende seus clientes?

Pois é, faça parte do futuro e invista na modernização de seu site, afinal de contas, ele representa sua imagem!

Deixe uma resposta